Os alunos da Turma I do 12.º ano da Escola Secundária de Ponte de Lima visitaram a cidade de Berlim, no período de 1 a 5 de março, no âmbito dos conteúdos das disciplinas de Alemão e de História. Foi o quarto grupo de alunos desta Escola que, sob a coordenação da professora Fátima Calheiros, participou numa visita de estudo à Alemanha.
Acompanhados por quatro professores, sendo dois das disciplinas curriculares, com o apoio do Agrupamento de Escolas e do Município de Ponte de Lima e acompanhados por uma guia da Agência ALA Viagens, o grupo de alunos finalistas iniciou cedo o dia 1 de março, com partida para o Aeroporto Sá Carneiro e viagem para Berlim, um sonho de muitos que passaria a ser uma realidade para todos.
Depois de efetuado o Check-in no Hotel, iniciou-se a visita a uma das cidades mais cosmopolitas e visitadas da Europa, tendo os alunos oportunidade para conhecer melhor a história e a cultura alemã e também para praticar uma língua curricular que foi iniciada no 10.º ano, desenvolvida no 11.º ano e aprofundada no 12.º ano, agora como disciplina de opção.
O programa privilegiou a visita a locais de grande valor paisagístico, importância arquitetónica e simbologia marcante na história alemã, europeia e mundial, sobretudo os que estavam relacionados com os acontecimentos que antecederam e se desenvolveram durante a 2.ª Guerra Mundial, no período da Guerra Fria e após a queda do Muro de Berlim.
Em cada um dos locais históricos mais importantes, e como introdução temática, cada aluno apresentou o resultado da sua pesquisa individual, logo seguida de uma contextualização histórica efetuada pelo professor da disciplina, o que possibilitou o melhor enquadramento e aproveitamento da respetiva visita.
No primeiro dia, depois de uma passagem pelos jardins de Tiergarten, os alunos tiveram oportunidade de conhecer a Igreja Memorial Imperador Guilherme, onde estão bem visíveis as consequências destruidoras dos bombardeamentos da 2.ª Guerra Mundial, assim preservadas para que todos possam comprovar os efeitos nefastos da guerra. Como esta visita decorreu num período em que a Ucrânia foi invadida pela Rússia, originando uma guerra que tanto sofrimento está a causar, foi perante o Portão de Brandemburgo, que simboliza o triunfo da paz sobre a guerra, que o grupo aproveitou para se solidarizar com o povo ucraniano na defesa da liberdade e no respeito pelos mais elementares direitos humanos, na expectativa de que, efetivamente, os que defendem a paz triunfem sobre os que promovem a guerra.
Nos dias seguintes, os alunos visitaram o Museu Pérgamo, o Museu Histórico Alemão, a Catedral de Berlim (com subida à cúpula e visão global da cidade numa perspetiva única) e o exterior do Deutscher Bundestag, o Parlamento da República Federal Alemã, no qual não foi possível entrar por limitações relacionadas com as medidas restritivas de combate ao Covid-19.
Entre outros locais de referência da cidade de Berlim, os alunos também estiveram presentes no Memorial do Holocausto, no Memorial do Muro de Berlim e no Tränenpalast (Palácio das Lágrimas), aproveitando toda a riqueza informativa dos respetivos centros de interpretação, o que lhes possibilitou uma visão e compreensão mais aprofundada de acontecimentos que se registaram no século passado, através de inúmeros testemunhos e valiosos registos documentais. Junto aos vestígios do Muro de Berlim, foi destacada a necessidade de, no mundo de hoje, ser mais importante estabelecer pontes, para não continuar a construir muros…
No dia que antecedeu o regresso a Portugal, o grupo viajou de comboio para visitar o campo de concentração de Sachsenhausen, um dos primeiros campos de concentração do regime nazi que, depois de utilizado para receber opositores políticos, serviu para coordenar os trabalhos forçados que os prisioneiros, maioritariamente judeus, eram obrigados a prestar nas fábricas de armamento da região de Berlim. Neste campo, “viveram” e morreram milhares de prisioneiros, tendo também servido para a realização de experiências médicas, onde as questões humanas e éticas estavam completamente ausentes, assim como para políticas de extermínio, através de fuzilamentos em massa, assassinatos em câmaras de gás e eliminação dos corpos em fornos crematórios.
Ao longo das cerca de duas horas de visita, o silêncio de cada um dos elementos do grupo não conseguia ocultar os sentimentos profundos que o cenário vivenciado lhes acabava de despertar.
Os objetivos desta visita de estudo foram completamente alcançados, servindo para experienciar e consolidar aprendizagens em contextos reais e diferenciados, assim como para promover as relações interpessoais entre alunos e professores.
Prof.ª Fátima Calheiros e Prof. Teodoro da Fonte




