PARLAMENTO DOS JOVENS  SECUNDÁRIO | 2021-2022

PARLAMENTO DOS JOVENS SECUNDÁRIO | 2021-2022

1ª Sessão de Esclarecimento – 26 de novembro

No âmbito da temática “Fake News – o impacto da desinformação na Democracia”, convidámos o professor Vitor Tomé (Universidade Autónoma de Lisboa) para esclarecer os jovens das listas candidatas sobre este assunto.

No que diz respeito à “Desinformação: risco democrático”, alertou para a necessidade de distinguir os conceitos de facto, crença e opinião. As notícias baseiam-se em factos. A desinformação é informação errada.

Na conjuntura mundial de pandemia da Covid, surgem conceitos como desinfodemia e infopandemia. Estes concentram um vasto conjunto de informação duvidosa, que tem como objetivo confundir as pessoas e até as autoridades. A Desinformação conduz ao ceticismo e muda a nossa forma de pensar, sentir e agir. Quanto menor for o nosso sentido crítico, mais facilmente somos enganados e obriga-nos a viver em “bolhas”. Isto conduz à falta de tolerância para com perspetivas diferentes, incentivando posturas extremadas e irreais. Deu ainda algumas “dicas” para avaliarmos devidamente a informação que nos assola constantemente. Finalmente, reforçou a necessidade de expandir os nossos conhecimentos científicos em fontes fidedignas.

Nas escolas, os professores, sobretudo das áreas das ciências naturais, têm um papel primordial. Com este projeto pretende-se estimular a reflexão e o debate e valorizar a participação dos jovens para a construção do seu futuro individual e coletivo.”

.

Deixe uma resposta