25/11 Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres

25/11 Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres

Neste dia, 25 de novembro, celebra-se o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres assinalado em 1999, pela Assembleia Geral da ONU. E porquê neste dia?

A data está relacionada com as três irmãs dominicanas, Patria, María Teresa e Minerva Maribal, presas, torturadas e assassinadas no dia 25 de novembro de 1960 a mando do ditador Rafael Leónidas Trujillo. Estas três irmãs tornaram-se um símbolo mundial de luta contra a violência que vitimiza as mulheres.

Celebra-se anualmente, com o objetivo de alertar para um problema que atinge as mulheres de todo o mundo. Infelizmente, ainda existem muitos casos de violência contra as mulheres, nomeadamente casos de abuso ou assédio sexual, maus tratos físicos e psicológicos.

Segundo a ONU Mulheres, uma em cada três mulheres em todo o mundo experienciam violência sexual ou física ao longo da sua vida.

Em Portugal, de acordo com o relatório do Observatório de Mulheres Assassinadas (OMA), entre 1 de janeiro e 15 de novembro foram assassinadas vinte e três mulheres, treze pelos seus companheiros.

Como podemos observar o número de mulheres mortas pelos seus companheiros é um número elevado, então devemos reagir. Não devemos sentir medo! Se soubermos de algum caso de violência contra uma mulher devemos denunciar sempre.

As fotos abaixo são de exposições presentes no Andante, que resultaram da reflexão dos alunos de 11º ano, turmas F e  G, Curso Científico-Humanístico de Ciências Socioeconómicas, no âmbito da Cidadania e Desenvolvimento.

Deixe uma resposta