DIA EUROPEU DA PROTEÇÃO DAS CRIANÇAS CONTRA A EXPLORAÇÃO E O ABUSO SEXUAL

DIA EUROPEU DA PROTEÇÃO DAS CRIANÇAS CONTRA A EXPLORAÇÃO E O ABUSO SEXUAL

No dia 18 de novembro, assinala-se mais um Dia Europeu da Proteção das Crianças contra a Exploração Sexual e o Abuso Sexual. O tema central da edição de 2021 é “Tornar o círculo de confiança verdadeiramente seguro para as crianças”. A maioria dos abusos sexuais são cometidos por pessoas que as crianças conhecem e com quem convivem.

Uma em cada cinco crianças na Europa é vítima de alguma forma de violência ou exploração sexual. A violência sexual contra as crianças pode assumir várias formas: abuso sexual no círculo familiar ou fora dele, pornografia e prostituição infantil, corrupção e solicitação sexual ou aliciamento sexual via internet. A exploração sexual e o abuso sexual das crianças podem ocorrer online, por telefone, nas ruas ou através de uma webcam, em casa ou na escola. Pode ser perpetrado por uma pessoa do círculo de confiança da criança ou até por um estranho e pode causar danos físicos e mentais que duram uma vida inteira.

O Serviço de Psicologia e Orientação do Agrupamento de Escolas de Ponte de Lima junta-se a esta iniciativa, recordando que “Proteger as Crianças é um dever de todos. Todas têm direito a uma infância segura e plena!”

.

Deixe uma resposta