Carta aos Pais/Encarregados de Educação

Exmo/a(s) Pais/Encarregados de Educação

Face à situação de exceção que o nosso país vive, a nossa escola terá que se adaptar para manter as distâncias escolares do presente ano letivo. Neste sentido, no dia 14 de abril iremos retomar o Ensino a Distância (E@D) através da realização de sessões síncronas e/ou assíncronas.

As sessões síncronas realizadas em tempo real, decorrerão por videoconferência exigindo a presença simultânea do professor e dos alunos. As Sessões assíncronas desenvolver-se-ão através de diversos meios de comunicação (p. ex. email, Google…..) não exigindo a presença simultânea do professor e dos alunos. Estas sessões permitirão que os alunos recuperem as suas rotinas escolares e continuem a manter o contacto com os seus professores e os seus colegas de turma.

Esta modalidade de ensino (E@D) exige um enorme esforço coletivo de todos os professores alunos e pais encarregados de educação. Neste sentido, será importante que os pais e encarregados de educação motivem os seus educandos para esta modalidade de ensino, ora dialogando com eles sobre a escola, ora fazendo um controlo continuo e sistemático da realização das tarefas escolares.

Na E@D, o Professor Titular de Turma /Diretor de Turma continuará a ser um importante elo de ligação sobre a escola e a família. Deste modo, os pais e encarregados de educação deverão continuar a manter os contactos regulares com estes intervenientes educativos no sentido de acompanharem o percurso escolar dos seus educandos.

A Escola está a desenvolver os esforços necessários para que esta modalidade de ensino chegue a todos os alunos. Estamos a uniformizar meios e dar sentido e coerência à ação de todos aqueles que possam colaborar nesta missão professores alunos, pessoal não docente e entidades externas à escola.

Somos todos necessários para este caminho de E@D

Com a sua colaboração

Ponte de Lima, 13 de abril de 2020

 Diretora de Agrupamento de Escolas de Ponte de Lima

Maria Manuela Araújo

Deixe uma resposta